Você sabe se relacionar com seu cliente nas redes sociais?

Quando você embarcou em uma campanha de mídia social, qual foi sua intenção? Era apenas fazer com que o seu cliente clicasse no botão“curtir” ou construir uma identidade online e cuidar do seu relacionamento como consumidor? Se sua resposta foi a primeira, já sabe então o motivo pelo qual sua campanha deixou de atingir o seu potencial.
Não há problema em fazer com que as pessoas curtam o seu link, afinal, atrai pessoas para o seu site ou sua loja virtual. Mas se sua visão é apenas ter um número recorde de fãs, de retuites ou de acessos que conseguiu com suas ações, é sinal de que não entendeu nada. O SUCESSO na mídia social e nos negócios será sempre medido com um olho tanto na qualidade quanto na quantidade. O que adianta ter números incríveis nas redes sociais se não ganhar nada de valor real, uma vez que você não apresentou nada que também tenha valor? Números são números. Mostra que você fez contatos, e não conexões.

Para ter sucesso numa campanha online, é preciso jogar com o lado emocional. Quanto mais distante o emocional estiver, mais distante dos seus clientes estarão. Seu valor será, portanto, menor a longo prazo do que se estivesse envolvido a ponto de fazê-los querer se aproximar.

A mídia social trabalha melhor quando causamos emoção. Ela atrai. O segredo é fazer com que as pessoas se sintam conquistadas a compartilhar e comentar. Ou seja, libere o poder do boca a boca e permita que assimilem a sua marca. Deixe que os consumidores decidam se querem te conhecer em vez de convencê-los de que eles devem, isso certamente fará uma grande diferença no tipo de relacionamento que sua empresa quer com o cliente.

A mesma intenção que alimenta qualquer campanha bem-sucedida também deve estar por trás do entrosamento diário que uma marca busca por meiodas redes sociais. Sua intenção deve ser dupla: regue tantas plantasquanto for possível e apague todos os incêndios. Responda com emoção osquestionamentos e dúvidas que lhe forem feitos. Não estou dizendo para você escrever uma carta de amor para cada cliente que elogiar a sua marca. A emoção não precisa ser em palavras. Apenas deve ser autêntica. A interação com seus clientes revelam informações valiosas e, provavelmente, serão importantíssimaspara o andamento de sua campanha.

E isso serve também para o relacionamento fora do ambiente virtual com seu cliente. Avalie como é o atendimentofísico em sua loja, em sua empresa, com o consumidor.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Priscila Stuani

    >Marcos,

    Muito esclarecedor o seu texto!
    O cliente quer ser ouvido, e se o caso exigir uma resposta, que seja clara e objetiva.

    Atenção ao cliente é fundamental para a existência seja da marca, produto, serviço e etc.

  2. Anonymous

    >Adorei seu texto, Marcos! O fator emocional é fundamental.
    Abraços,
    Vanessa Alkmim