Este cartão está atualizado e com todos os canais para entrarem em contato com você?

Como despertar a atenção do consumidor foi o primeiro artigo que escrevi para o Implantando Marketing. Neste mês eu pergunto: O que você tem feito para continuar mantendo contato com seus clientes e com outras pessoas?

Há algumas semanas, eu venho trabalhando em uma loja, tendo contato direto com os clientes. A minha volta há outros estabelecimentos que já existem há um bom tempo. Vejo como alguns destes comércios se adaptaram aos novos tempos, usando vários canais para atender aos clientes.

Há ainda, algumas empresas que não tem nem mesmo uma marca (e o cliente olha isso) e outros que não aproveitam um contato, mesmo que breve, para entregar um cartão. Assim também funciona com algumas pessoas em uma apresentação em algum curso ou evento, os cartões de visita estão com dados antigos ou a pessoa não os tem.

Um cartão de visita, um cartão do seu serviço ou produto é uma das formas mais clássicas de comunicação para se apresentar e manter contato com as pessoas. Hoje, já existem até aplicativos de troca de cartões ou para guardar cartões, tais como:

Bump – o aplicativo começou com essa a função, a de criar cartões de visita e a troca ao encostar um celular no outro. Atualmente apresenta outros serviços. Aqui um artigo do Estadão sobre o Bump.

Evernote – permite organizar os cartões de visita.  Algumas palavras como a profissão, por exemplo, pode ajudar na busca do serviço. Veja como funciona o Evernote que pode ser usado para outras coisas.

E para quem vai fazer seu tradicional cartão de papel não se esqueça:

* Nome da pessoa, do serviço ou do produto (coloque sua marca);

* Telefone fixo (sim pode ser que não usamos mais em casa, mas tem gente que prefere ligar no fixo, além disso, o telefone fixo indica um local onde as pessoas possam encontrar você e ajuda a inspirar confiança);

* O número de Celular de preferência deve estar vinculado a algum serviço de mensagens (Whatsapp, Viber, Wechat…);

* E-mail (ajuda para criar um mailing e no futuro quem sabe um e-mail marketing com promoções, etc.);

* Site (para quem tem site não se esqueça de usar o Google Maps ou outro serviço de mapas);

* Redes sociais (responda a todos os comentários e mensagens);

Tenha tudo para que qualquer pessoa possa entrar em contato com você. Afinal, ao entregar um cartão você pode vender um produto, prestar um serviço ou mesmo conseguir um novo emprego.

Até o próximo artigo!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply