WordCamp realizado em Belo Horizonte no mês de julho foi um sucesso

No dia 23 de julho tive a oportunidade de acompanhar o WordCamp, conferência sem fins lucrativos, que busca criar e compartilhar conhecimento sobre o WordPress em Belo Horizonte. O evento aconteceu no UNI-BH e propiciou aos participantes um ambiente super descontraído, organizado e interativo. 

Um ponto que marcou foi o cuidado, por parte dos organizadores, de reservarem um espaço para os participantes esclarecerem suas dúvidas após cada palestra ministrada, além de disponibilizarem várias revistas relacionadas ao WordPress nas mesas. Confira abaixo um pouco do que rolou nas palestras que mais me identifiquei. Bom… vamos lá!

Como oferecer boas experiências online com a criação de sites de qualidade

Para um desenvolvedor de site os pontos destacados por Keyla Silva são relevantes. São pontos que apesar de parecerem simples, muitos profissionais deixam a desejar. De acordo com a especialista oferecer um site de qualidade começa por se preocupar em agradar aos usuários. O profissional tem que conhecer a fundo muito bem a persona.

Pontos relevantes:

  • Oriente o usuário de forma que não fique perdido no site. Deixe claro para usuário como chegou a uma determinada página e como pode voltar o caminho quando não encontrar o que desejou.
  • Evite informações desnecessárias.  Ter foco é primordial!
  • Não coloque várias informações na mesma página. Isso é muito cansativo.
  • Oferecer ao usuário a oportunidade de reverter o caminho já realizado. Isso vai induzir que o usuário navegue mais tempo no site.
  • Evite ocorrências de erros no site. O usuário não volta, fica com uma impressão ruim.
  • Use uma linguagem simples e clara.
  • Todo site após seu desenvolvimento deve passar por um período de testes para identificar falhas.

Keyla ressaltou ainda a importância de se preocupar com a usabilidade do site, já que no mercado tão competitivo a qualidade no desenvolvimento de um site é um diferencial. “Um site que não atende o seu público perde a razão de existir. Por isso deve-se ficar atento a necessidade e particularidade de cada site”.

Marketing, Sites em WordPress e Vendas. Como transformar isso tudo em dinheiro?

Leonardo Passos iniciou a palestra com uma citação de Peter Drucker: Inovação é Marketing. Sem uma estratégia de marketing definida, a chance do seu produto inovador prosperar na web é praticamente zero, afinal, de que adianta ter o melhor produto do mundo, se ele está dentro da sua garagem e todos desconhecem sua existência?

Leonardo Passos ressaltou que não existe marketing sem dados no meio digital e que é muito importante mensurar os resultados.

Apresentou um sistema abaixo:

MARKETING >>> WORDPRESS

VENDAS

Para ele inovação em Marketing é gerar valor lucrativo em ambas as partes, para isso ocorrer é muito bom ter uma ótima ancora comunicativa, ou seja, um bom site. A sugestão é utilizar o WordPress que é um plataforma que nos permite explorar diversas ferramentas.

Um ponto marcante foi quando Passos fez analogia de como influenciamos o consumidor. O consumidor ele é influenciado através de suas emoções. Ele exemplificou que pode ser através do PRAZER ou DOR. Tomamos decisões que nos gera satisfação ou quando estamos

Sentindo pressionados por uma determinada situação.

VENDAS= INFLUÊNCIA

Leonardo Passos destacou alguns pontos que requerem atenção quando o assunto é vendas e influência.

  • Sempre venda os valores e não o preço.
  • Para influenciar você tem que interagir.
  • Quanto mais interação realizarmos com o cliente… se a venda não for imediata …. com o tempo teremos a chance que o cliente procure novamente.
  • Utilize mais o gatilho mental – utilize o sistema de enviar e-mail pelo WordPress.

Por que o seu marketing digital está dando errado?

Para a palestrante Gabriela Leroy um dos principais motivos é que as empresas não conhecem as suas personas, e a jornada de compra.

Confira os pontos que fazem diferença no Marketing Digital segundo Gabriela:

  • A empresa não pode pensar como todo mundo.
  • A empresa deve conhecer o que vende (qual a proposta que deseja transmitir).
  • As métricas são importantes, mas o envolvimento é mais importante. Se você realizou uma divulgação nas redes sociais e apareceu pedido de orçamento ou houve compartilhamento, isso sim, é resultado.
  • Não existe formula, marketing digital é teste… determinada estratégia funcionará para uns e para outros não.
  • O maior erro de uma empresa é estar em todas as redes sociais. O ideal é utilizar as que mais se adequam ao perfil do cliente.
  • Ao receber um comentário negativo na rede social é muito importante responder, mas muitas empresas ignoram. O retorno é importante seja de um comentário positivo ou negativo.
  • Para finalizar nunca compre mailing, isso não trará o resultado esperado.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre todos os temas abordados durante o WordCamp BH 2016. Não deixe de acessar o site do evento!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.