A importância da oratória para profissionais de marketing

Quem não é visto, quem não é ouvido, não é lembrado (Alan Jorge Matos).

No meio da comunicação estamos bem alinhados com a criatividade e muitas vezes deixamos um pouco de lado as formalidades para atingir os nossos objetivos. Todos nós sabemos que uma boa comunicação é super importante para a eficácia dos resultados dos nossos trabalhos realizados diariamente.

Em busca de conhecimentos tenho estudado muito sobre a oratória e o quanto pode ser útil até no mais simples momento da comunicação. Portanto citarei temas que as vezes são bem simples, mas que talvez não utilizamos com tanta seriedade.

Vamos lá!

O bom orador precisa muito ter conhecimento do que está dizendo. Seja para uma plateia ou para um cliente. Alguns pontos que devem ser aprimorados são: a coragem, perseverança e o controle emocional que contam muito no momento da argumentação.

A expressão corporal diz muito sobre você! Já parou para pensar como tem agido na sua empresa ou no seu ambiente de trabalho quando está em negociação ou até mesmo a vontade. Sempre estamos sendo observados e avaliados pelo outro. Para aprofundar mais sobre este assunto indico a leitura do livro CORPO FALA. A LINGUAGEM SILENCIOSA DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL. Autor: WEIL, PIERRE; Autor: TOMPAKOW, ROLAND.

O vocabulário utilizado é muito importante para que aconteça conexão efetiva na apresentação de uma proposta ou um projeto. Por isso fique atento e sempre procure conhecer o seu público alvo para definir o discurso.

Por isso organize um discurso, conheça bem o que irá propor ao cliente. Busque colocar entusiasmo no que está dizendo. Se você mostrar que acredita, logo terá mais chances do receptor acreditar.

Outro ponto que é bem importante é preocupar-se como a escolha das roupas para apresentar-se diante das pessoas. A forma como você se veste diz muito. Isto significa que existem mensagens através das vestes. Por isso vale a pena escolher o estilo adequado para determinadas ocasiões.

A gesticulação contribui de forma poderosa para uma comunicação mais eficiente, elegante e também prazerosa (Alan Matos).

Pense bem como tem argumentado os projetos, ações e campanha seja para um cliente, funcionário ou até mesmo para o seu chefe. Com a correria as vezes costumamos deixar de lado algumas formalidades, porém essa formalidade pode ser inserida e fará muita diferença na compreensão e credibilidade no momento da comunicação.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.