Entenda o que é micro-momento?

Olá, leitores do Implantando Marketing! Hoje discorrerei sobre um assunto que me chamou a atenção em minhas buscas por assuntos de marketing: o chamado micro-momento e sua influencia no marketing. Afinal o que significa esse micro-momento?

Micro-momento são necessidades instantâneas de potenciais clientes, ou seja, as empresas se preocupam mais em atrair a atenção do cliente em certos momentos, para que um aumento potencial em vem das seja alcançado.

Diante desse novo cenário, o conhecido funil de vendas, foi atualizado pela empresa Google, onde os usuários do e-commerce estão atrás de marcas onde comparam: reputação, qualidade do produto, preço; por meio de ferramentas de busca.

Para nortear essa nova fase, o Google pensou em:

  1. eu quero saber,
  2. eu quero ir,
  3. eu quero fazer,
  4. eu quero comprar.

Segundo a empresa, quando o usuário esta em alguma dessas fases citadas acima, se encontra vulnerável, onde demonstra suas intenções mesmo com sua distante decisão de compra. Esses instantes-chaves podem e devem ser aproveitados pela empresa.

Mas, como aplicar essa estratégia de marketing?

A ideia inicial era dividida em dois:

1. usuário faz a escolha de compra

2. quando o cliente formava sua opinião a respeito da marca após usar o produto/serviço.

O ponto chave entre os dois momentos é o desejo do cliente na sua escolha de compra.Isso significa que o mesmo está numa espécie de vulnerabilidade que pode ser aproveitada pelas empresas.

Com esse cenário em mãos, o Google reformulou o conceito e sua classificação, apresentando a seguinte definição:

  • Micro-momento: “Eu quero saber”.

o usuário possui a intenção de chegar em algum lugar. Como exemplo: busca por endereço da loja, definição de rotas, pesquisa por indicação nos arredores da posição atual do usuário. Uma ferramenta que pode ser melhor explorada nesse momento, é o Geomarketing, como ferramenta sólida.

  • Micro-momento: “Eu quero fazer”.

Nesta fase, o usuário está em busca de dicas práticas sobre como fazer, criar, instalar, montar ou executar alguma coisa, uma ferramenta poderosa nesse momento são os vídeos, que podem fazer bastante sucesso.

  • Micro-momento “Eu quero comprar”.

Esse momento representa a real intenção de compra do usuário.

Essa nova forma de ver o mercado esta ligado a mudança continua do perfil dos consumidores e como as ferramentas para chamar e transformar potenciais clientes em clientes reais, mesmo virtuais, das empresas.

No próximo post, abordaremos porque as empresas devem repensar a forma de usar o micro-momento a seu favor. Ate o próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.