Olá, leitores do Implantando Marketing! Hoje discorrerei sobre um assunto que me chamou a atenção em minhas buscas por assuntos de marketing: o chamado micro-momento e sua influencia no marketing. Afinal o que significa esse micro-momento?
Micro-momento são necessidades instantâneas de potenciais clientes, ou seja, as empresas se preocupam mais em atrair a atenção do cliente em certos momentos, para que um aumento potencial em vem das seja alcançado.
Diante desse novo cenário, o conhecido funil de vendas, foi atualizado pela empresa Google, onde os usuários do e-commerce estão atrás de marcas onde comparam: reputação, qualidade do produto, preço; por meio de ferramentas de busca.
Para nortear essa nova fase, o Google pensou em:
- eu quero saber,
- eu quero ir,
- eu quero fazer,
- eu quero comprar.
Segundo a empresa, quando o usuário esta em alguma dessas fases citadas acima, se encontra vulnerável, onde demonstra suas intenções mesmo com sua distante decisão de compra. Esses instantes-chaves podem e devem ser aproveitados pela empresa.
Mas, como aplicar essa estratégia de marketing?
A ideia inicial era dividida em dois:
1. usuário faz a escolha de compra
2. quando o cliente formava sua opinião a respeito da marca após usar o produto/serviço.
O ponto chave entre os dois momentos é o desejo do cliente na sua escolha de compra.Isso significa que o mesmo está numa espécie de vulnerabilidade que pode ser aproveitada pelas empresas.
Com esse cenário em mãos, o Google reformulou o conceito e sua classificação, apresentando a seguinte definição:
- Micro-momento: “Eu quero saber”.
o usuário possui a intenção de chegar em algum lugar. Como exemplo: busca por endereço da loja, definição de rotas, pesquisa por indicação nos arredores da posição atual do usuário. Uma ferramenta que pode ser melhor explorada nesse momento, é o Geomarketing, como ferramenta sólida.
- Micro-momento: “Eu quero fazer”.
Nesta fase, o usuário está em busca de dicas práticas sobre como fazer, criar, instalar, montar ou executar alguma coisa, uma ferramenta poderosa nesse momento são os vídeos, que podem fazer bastante sucesso.
- Micro-momento “Eu quero comprar”.
Esse momento representa a real intenção de compra do usuário.
Essa nova forma de ver o mercado esta ligado a mudança continua do perfil dos consumidores e como as ferramentas para chamar e transformar potenciais clientes em clientes reais, mesmo virtuais, das empresas.
No próximo post, abordaremos porque as empresas devem repensar a forma de usar o micro-momento a seu favor. Ate o próximo post.